CURSO OPERACIONAL

Cadetes de Infantaria da AFA realizam instrução de Operações Aeromóveis

Atividade tem como objetivo instruir Cadetes do 4° Esquadrão no contexto de infiltração e exfiltração Aeromóveis
Publicada em: 22/11/2023 17:28
Imprimir
Fonte: SINT/AFA, por Capitão Paulo
Edição: Agência Força Aérea

Em cumprimento ao Programa do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOInf) da Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga (SP), foi realizada a disciplina de Operações Aeromóveis (OPAM), no período de 06 a 10/11.

Destinada aos Cadetes de Infantaria do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER) do quarto ano, a instrução envolveu uma série de atividades de ensino pertinentes ao aprendizado das Técnicas e Procedimentos da tropa de Infantaria da Aeronáutica no contexto de infiltração e exfiltração de aeromóveis, como, por exemplo: Pouso de Assalto em locais estratégicos com rápido desembarque, Rapel, McGuire - exercício em que os militares descem da aeronave e após são suspensos na vertical pelo helicóptero por cordas - e Helocasting - que também ocorre em pleno voo, caracterizando-se por uma manobra de infiltração de tropa em ambiente aquático.

O Instrutor do curso, Capitão de Infantaria Arionaldo Paulo da Silva Neto, ressaltou a importância das Operações Aeromóveis no cenário da Infantaria da Aeronáutica. “É uma missão dotada de uma grande complexidade, algo inerente ao ambiente militar e com certeza contribuiu para o crescimento profissional. Os cadetes puderam trabalhar a questão da adaptabilidade, a superação de desafios e concluíram a atividade com louvor, de uma forma brilhante e muito significativa”, comentou.O instrutor da disciplina de OPAM, Sargento Especialista em Administração Alexandre Maia do Nascimento Júnior, destacou a gratificação em poder contribuir com os conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira para a formação dos futuros líderes da Infantaria. "É um privilégio poder participar da formação deles e vê-los superar seus limites após cada prática", disse.

Para o líder da Infantaria do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Cadete Lucas Kenji Ando Lacerda, foi uma grandiosa experiência ter participado da OPAM. “A operação possibilitou contato e compreensão deste vetor aéreo tão importante da Força que são as aeronaves de asas rotativas. A participação nesta atividade trouxe um ganho intelectual, técnico e operacional e, com isso, as possibilidades que podemos ter e fazer para expandir e aperfeiçoar as operações aeromóveis em conjunto com a Infantaria”, destacou.

A infiltração e exfiltração de aeronave com rapidez e segurança é imprescindível para a realização de operações em regiões de difícil acesso. Assim, a instrução contribui para a formação dos Cadetes, capacitando a atuação dos futuros Oficiais diante dos cenários mais adversos.

Fotos: Tenente Amanda Andrioti e Soldado Adher / AFA

imagens/original/46561/Operacoes_Aeromoveis_(12).jpg
imagens/original/46561/Operacoes_Aeromoveis_(16).jpg
imagens/original/46561/Operacoes_Aeromoveis_(17).jpg
imagens/original/46561/Operacoes_Aeromoveis_(19).jpg
imagens/original/46561/Operacoes_Aeromoveis_(21).jpg
imagens/original/46561/Operacoes_Aeromoveis_(5).jpg
imagens/original/46561/Operacoes_Aeromoveis_(9).jpg